11 de maio de 2009

Chás

Olha, acho que hoje estou realmente inspirada, hehe...
Dois posts num dia só não é sempre que acontece!!!!


Me deu uma vontade de falar sobre chás...e pesquisando descobri um moooonte de tipos! Conhecia os "básicos": chá de panela/cozinha, chá de lingerie e agora também o chá bar.

Mas pesquisando, descobri que há mais váaaarios!!! Tem o chá de beleza, chá de banheiro, chá oriental, chá de casa nova, chá de churrasco, chá das horas e pasmem: chá de cueca!!! kkkk :)

Vou dividir este post pra poder falar sobre todos eles, ok? Começando pelo nosso velho e bom Chá de Cozinha.

Bom, como todas devem saber (se não souberem, não há problema nenhum também, viu???) o chá de cozinha faz parte da tradição dos casamentos. Há muito tempo este chá faz parte do calendário pré-casamento.

O chá de cozinha, ou de panela, como também é conhecido, é uma reunião, feita na casa nova (mas não necessariamente, claro), onde as amigas deverão levar presentinhos (que farão parte de uma lista e serão necessariamente baratos - aquelas coisinhas básicas, mas mais do que úteis no nosso dia-a-dia como um abridor de latas, peneira...) que ajudarão a noiva a montar a sua cozinha.

As amigas deverão organizar o chá e levar um prato de doce ou salgado (se a noiva preferir, ela mesma fica responsável pelos comes e bebes - conselho: como o casamento já é uma época em que se gasta taaaaaaaaanto, a idéia de cada uma levar um prato é ótima, pois assim não pesa muito pra ninguém, né?), além de bolar algumas brincadeiras para tornar o chá mais divertido.

Quem estiver organizando o chá deverá indicar às convidadas o que a noiva quer ganhar, seja especificando no convite o presente que cada uma deverá comprar, ou ainda colocando o cartão anexado ao convite (no caso da noiva ter feito lista de presente em determinada loja).

É bom dizer que as convidadas do chá TEM que ser convidadas para o casamento, portanto se quando for organizar o chá ainda estiver em dúvida quanto à convidar alguém para o casamento, não convide esta pessoa para o chá (já imaginou ser convidada para o chá e não para o casamento??? Não dá pra entender, né??? E acontece...).


Os convites para o chá podem ser enviados por e-mail ou por correio e este deverá ser realizado até 15 dias antes do casamento.


Sugestões interessantes:

- No convite a noiva pode pedir para que cada convidada leve a sua receita preferida, assim irá montando um caderno recheado de receitinhas testadas e aprovadas!


- A noiva pode presentear as suas convidadas com lembrancinhas no final do chá. Idéias: colheres de pau decoradas, ímãs de geladeira com motivos de cozinha, docinhos personalizados, potinho de condimentos, prendedores enfeitados...


Alguns ítens para a lista de presentes:


- Abridor de garrafas - Abridor de latas- Avental de plástico - Bacias de plástico (três tamanhos para cozinha) - Bacias de plástico (três tamanhos para roupa) - Baldes- Batedor de carne - Cesto para pães - Coador de chá - Descascador de legumes - Desentupidor de pia - Escorredor de arroz - Escumadeira - Pegador de panelas - Pinça de macarrão - Porta-bolo - Porta-queijo - Porta-sabão e detergente - Porta-talheres - Porta-temperos - Potes de mantimentos - Potes de plástico para geladeira e freezer - Rodinho de pia - Saca-rolhas - Tábua de carne - Tábua de frios - Espremedor de alho - Espremedor de batatas - Espremedor de limão - Faca de pão - Formas de tortas - Garrafa de água para geladeira - Jogo de peneiras - Kit Caipirinha - Lixeirinha de cozinha para pia - Lixeira de cozinha


Idéias de brincadeiras para adivinhar o presente:

Apalpando

A mais tradicional de todas, usada em praticamente todos os chás. A noiva deve apalpar o presente, para adivinhar o que é. É bem difícil de acertar, principalmente porque as convidadas costumam colocar os presentes em caixas que não condizem com o presente. Exemplo: uma peneira numa caixa de bomboniere. A cada erro a convidada que deu o presente castigará a noiva. No entanto, se a noiva acertar, é ela quem dá o castigo.

Bilhete


As convidadas deverão receber uma folha de papel, onde escreverão um bilhetinho para a noiva, dando dicas sobre quem deu o presente. Só não vale ser muito direta pra não ficar tão fácil a brincadeira. A regra aqui é a mesma, se a noiva errar de quem é o presente, recebe castigo; se acertar quem dá o castigo é ela.
Sugestões de castigos:
- Fazer uma declaração de amor para a convidada ao lado;
- Cantar uma música em outro idioma;
- Fazer uma striptease ao som de uma música sensual;
- Colocar farinha na boca e falar a frase "Francisco ficou furioso falando friamente: Ferdinando furou fila fazendo fiu-fiu";
- Imitar um gago ;
- Procurar a aliança num prato cheio de farinha;
- Lavar uma cueca na frente das convidadas;
- Imitar um gato, cachorro ou galinha;
- Assobiar com a boca cheia de água



Bom, para não usar todas as brincadeiras que eu conheço nesse único post, deixo outras para os próximos chás sobre os quais comentarei.



Por hoje é só!!!!



Beijinhos,

3 comentários:

  1. Ta mtuu lindoo o blog
    adoreis os chas aiuhaiu
    sucesso pra vcs vaii da td certoo
    bjoss amovc

    ResponderExcluir
  2. Muito legalll....
    super interessante este post...
    muitas ideias fluem...

    bbjaooo

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a lista, tudo bem explicado e separado. Hoje em dia usa-se a pedirm né..o que vc acha???

    ResponderExcluir